Sobre este tema ponho-me em dúvida pelo seguinte: será que todas as frases que são consideradas preconceituosas têm tal teor realmente? Ou será que existe puro preconceito com frases que poderiam, dependendo do ponto de vista, serem de fato preconceituosas?
Estamos acompanhando seguidamente nos meios de comunicação formas, frases, jargões, apelidos que são considerados preconceituosos e, consequentemente, tidos como crime.
Exemplos: chamar um gay de veado. Não pode. Preconceito sexual.
Chamar um afro-descendente de negro, preto ou macaco. Não pode. Preconceito racial, e dos bravos. Estes são os mais comuns ou, infelizmente, os mais usuais.
Mas tenho sérias dúvidas sobre o seguinte: e se chamarem um branco de lagartixa ou branquela? Se chamarem um gordo de baleia?? Se eu usar uma camiseta com os dizeres “100% BRANCO”, imitando a “100% NEGRO”, o que acontece???
Primariamente cabe ressaltar que não sou dotado de qualquer tipo de preconceito, mas sim, tenho as minhas aceitações ou negações, como qualquer motal.
Decorro....
Negros, brancos, pardos, ruivos, magros, gordos, feios, bonitos, homo, heteros ou bissexuais. Todos são iguais. Vivem em um único mundo, em uma única atmosfera. Respeitam, ou deveriam, todas as leis, pois estas são, ou deveriam, ser imparciais; deveriam ter como foco qualquer ser humano, e não uma classe determinada.
Concordam com isto???
Então respondam: qual o motivo de cotas racias? Qual o motivo de, quando chamar um afro-descendente de negro, considerarem tal como racismo, e quando me chamarem de gordo, ou branquelo, não acontecer o mesmo?
Isto remete à um pensamento curto e direto: a 3ª idade. Idosos, alguns pelo menos, acham que pelo motivo de serem tais, podem fazer o que bem ennteder sem serem cobrados. Um exemplo? Há uns 2 meses, estava estacionado com meu carro no centro de Canoas-RS. Um outro, com seu motorista, manobrou e resolveu estacionar em frente ao meu....veio de ré, veio, veio, veio, veio....eu buzinei...veio, veio, veio..eu deu sinal de luz...veio, veio, veio....aí todos sabem o que aconteceu!
Desci do carro, bati no vidro do carro que “veio”, e abriu a porta uma senhora...nossa, coitada, uns 70 anos, cabelos brancos, com seu carro novinho, mas nada que tirasse minha fúria. Questionei por qual motivo ela veio a bater em meu carro para saber que não tinha mais como ir para trás; enfim, para saber que o limite tinha excedido...para minha surpresa, sabe qual foi a resposta? “O senhor me respeite, pois sou idosa, tenho idade para ser sua avó!!”
Pegaram o gancho?
Esta senhora acha que, por ter idade, por ter um estatuto a seu favor, pode cometer erros e ser “absolvida” pela aceitação social.
Da mesma forma ocorre com os preconceitos. Brigam-se anos. Lutas por projetos de leis. Batalhas em congresso, câmara..para quê? Para defender uma classe e culpar outra??
A mulher durante anos lutou pela sua independência. Lutou para que seus direitos fossem reconhecidos bem como sua força perante trabalhos antes unicamente masculinos. Conseguiu!!! Hoje temos outras considerações sobre a mulher e não mais sendo considerada “sexo frágil”. Mas na hora de carregar algo mais pesado, a resposta é: “não posso, sou mulher né.”
Assim como, na hora de pagar a conta do restaurante, de pagar o condomínio, o telefone....
Ora, brigaram tanto pela independência, pelo reconhecimento feminino...e agora isso?
Concluo o seguinte: igualdade? Sim, todos merecem. Cotas de universidade para os com melhor preparação, indiferente se forem negros, brancos, azuis, pratas...
Idosos? Claro, prioridades em atendimentos, descontos em medicamentos. Mas responsabilidades iguais, irrelevante qual for sua idade, se possui 21, 34, ou 89 anos....
Mulheres, por atos de cavalheiros, não carregarem peso? Perfeitamente correto....mas não por serem mulheres frágeis....
Os que consideram-se diferentes por serem negros, mulheres ou terem uma opção sexual diferente, pensem que isso não existe mais. Mas não adianta estar sempre encasacado, com um casco como se fosse uma tartaruga, alegando em qualquer parte tais motivos. Seja coerente. Seja batalhador. Seja, acima de tudo, inteligente!!!
Enfim, igualdade é o que me faz REFLETIR, INCOMODAR E IDENTIFICAR!
terça-feira, 28 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário